segunda-feira, 3 de novembro de 2008


Sífilis


A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada por um agente infeccioso chamado treponema pallidum. Só se transmite de forma oral, vaginal ou anal. O treponema é capaz de atravessar a pele que tem lesões, sendo esta outra forma de adquirir sífilis. As transfusões de sangue não representam um risco para contrair sífilis, uma vez que o teste da doença é feito aos dadores de sangue. A mulher grávida infectada pode transmitir esta doença á criança por via transplacentária (através da placenta).

Sintomas

- A sífilis quando não tratada é uma doença crónica que evolui por períodos sintomáticos.
A sífilis pode ser dividida em quatro períodos distintos, a sífilis primária, a sífilis secundária, a sífilis latente e a sífilis terciária ou tardia.

Sífilis primária – Caracteriza-se pelo aparecimento de uma pequena ferida com aspecto de ulceração arredondada de bordos duros. Pode aparecer frequentemente nos lábios,zonas genitais, língua, garganta e no mamilo.

Sífilis secundária – Surge algumas semanas depois de a sífilis primária ter deixado de se manifestar e caracteriza-se por dores de cabeça e garganta e febre baixa.
Outras queixas possíveis nesta fase são a queda de cabelo e sobrancelhas.


Sífilis latente – Enquanto o doente não for tratado nas duas primeiras fases da doença, entra numa fase que dura vários anos, em que se mantém sem sintomas, podendo a doença ser diagnosticada apenas através de análises.

Sífilis tardia – É uma doença grave que se manifesta vários anos após o início da infecção. Os sintomas são o aparecimento de tumores na pele e nos ossos, problemas cardíacos e neurológicos, com convulsões, paralisia, alterações da marcha e do comportamento e demência.

O que é a sífilis congénita?

- Esta é uma doença que resulta da transmissão do treponema pallidum ao feto, através da placenta de uma grávida infectada. Os sintomas mais característicos são as alterações dos dentes incisivos, cegueira, surdez e lesões ósseas com deformação característica das tíbias e do dorso do nariz .

Prevenção

- Como para as outras doenças de transmissão sexual a prevenção da sífilis tem por base a adopção de comportamentos sexuais seguros, privilegiando os relacionamentos estáveis e utilizando métodos de barreira, como o preservativo. A prevenção da sífilis congénita é feita realizando testes serológicos à grávida.

Tratamento

- O medicamento utilizado é a penicilina sob a forma injectável em dose única. Nos doentes alérgicos à penicilina, estão indicados antibióticos alternativos, mas não são tão eficazes.


Fomos pesquisar esta informação em www.roche.pt
www.google.com e www.wikipédia.com

Mariana

Sem comentários: