segunda-feira, 27 de outubro de 2008


A SIDA

A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH). A transmissão pode acontecer das seguintes formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.
O VIH é um vírus bastante poderoso ao entrar no organismo, vai para o sistema sanguíneo, onde começa de imediato a espalhar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada mais debilitada e sensível a outras doenças. Podem surgir alguns tipos de tumores (cancros).
Como por exemplo: a tuberculose; a pneumonia; a candidose, que pode causar infecções na garganta; o citomegalovirus um vírus que afecta os olhos e os intestinos; a toxoplasmose que pode causar lesões graves no cérebro; a criptosporidiose, uma doença intestinal; o sarcoma de Kaposi, uma forma de cancro que provoca o aparecimento de pequenos tumores na pele em várias zonas do corpo e que pode afectar os pulmões.
A sida também como causar perda de peso, tumores no cérebro e outros problemas de saúde, sem tratamento, que podem levar à morte. Esta síndrome revela-se e evolui de modo diferente em cada pessoa.

SINTOMAS


Algumas pessoas mostram sintomas semelhantes com de uma gripe: como febre, suores, dor de cabeça, de estômago, nos músculos e nas articulações, fadiga, dificuldades em engolir, gânglios linfáticos inchados e um leve prurido. Calcula-se que pelo menos 50 por cento dos infectados tenham estes sintomas.



PREVENÇÃO

Deve-se sempre preservativo nas relações sexuais, não partilhar agulhas, seringas, material usado na preparação de drogas injectáveis e objectos cortantes (agulhas de acupunctura, instrumentos para fazer tatuagens e piercings, de cabeleireiro, manicura).



Mariana