segunda-feira, 10 de novembro de 2008


Hepatite B


A Hepatite B é uma doença infecciosa. É transmitida sexualmente ou por agulhas infectadas( sangue ) e pode dar origem à cirrose hepática ou cancro do fígado. Estima-se que existam 350 milhões de portadores deste vírus .Chegam a morrer um milhão de pessoas por ano. O vírus da hepatite B é 50 a 100 vezes mais infeccioso do que o VIH. Também existe a possibilidade de haver a transmissão de mãe para filho. Esta hepatite faz parte do programa nacional de vacinação de 116 países.


SINTOMAS

Os primeiros sintomas a surgir são: febre, mal-estar, desconforto, dor abdominal, dor nas articulações e erupções na pele. Mais tarde a urina tornar-se escura e as fezes mais claras do que o habitual.



PREVENÇÃO

Evitar o contacto com sangue infectado ou de quem se desconheça.
Não partilhar objectos cortantes e perfurantes, nem instrumentos usados para a preparação de drogas injectáveis, e usar sempre preservativo nas relações sexuais.


ALIMENTACÃO

As pessoas afectadas pela hepatite B não precisam de nenhuma alimentação especifica.
Por exemplo, os doentes em fase mais avançada da doença como seja a cirrose hepática, poderão ter que cumprir uma dieta com restrição de sal.

TRATAMENTO

A hepatite B é tratada com repouso e aconselha-se o doente a não consumir bebidas alcoólicas e alimentos ou medicamentos que possam ser tóxicos para o fígado. Se a hepatite crónica conduzir à cirrose e esta evoluir para a insuficiência hepática, aconselha-se o transplante hepático.

Fui pesquisar em www.roche.pt

Maria João